quinta-feira, 7 de julho de 2011

Repelentes de mosquitos




Agora que o Verão chegou (se bem que hoje pareça apenas um dia timido de Primavera) começamos a preocupar-nos com as noites quentes e com as visitas indesejadas: melgas e mosquitos.
Para nos protegermos (adultos e crianças) das picadas, convem manter os "ferrantes" afastados. Para isso podemos recorrer a uma série de alternativas naturais, prescindindo dos quimicos duvidosos e até mesmo perigosos como o DEET (diethyl-meta-toluamide).
Há estudos que ligam o DEET à destruição das células cerebrais, mudanças comportamentais, disturbios reprodutivos, mutações genéticas e danos no sistema nervoso central. Mostram também que 15% é absorvido directamente através da pele para a corrente sanguinea. Ora, tendo em conta os efeitos toxicos desta substancia, queremos manter-nos longe dela!
As alternativas naturais que temos são:

  • Óleos essenciais - o de citronela parece ser muito eficaz, bem como o de eucalipto e de lavanda. Os óleos essenciais nunca devem ser usados directamente sobre a pele. Diluir umas gotinhas em óleo vegetal , que pode ser de amendoas doces ou outro à escolha. Geralmente a diluição dos óleos essencias nos vegetais é de 2 a 3%, mas como queremos um efeito repelente, aumentamos a dose para cerca de 5 a 10 gotas de óleo essencial em duas colheres de sopa (30 ml) de óleo vegetal.O óleo pode então ser aplicado nas roupas (preferentemente) ou no corpo. Podemos tambem usar o óleo essencial como ambientador e repelente. Deitar umas gotinhas num queimador, acabar de encher com água e acender a vela!
  • Nepeta cataria, erva dos gatos ou nêveda dos gatos- Uma planta que os gatos adoram e os mosquitos detestam. Tanto a planta como o seu óleo essencial parecem ser bastante eficazes.
  • Alho - comer comidas com bastante alho ajuda a não sermos os preferidos das picadas :)
  • Óleo de soja - optimo tambem para usar como diluição dos oleos essencias, de acordo com o The New England Journal of Medicine, o oleo de soja parece tambem ter propriedades repelentes para os mosquitos.
  • Óleo de neem - o neem é extraido de uma planta da India e investigadores do Instituto da Malária na India descobriram que este óleo tem propriedades repelentes para os insectos.
  • Extrato de cravinho e eucalipto - Uma solução caseira é fazer um extrato que poderá ser diluido em óleo vegetal e aplicado na pele. Numa garrafinha de vodka, misturar cravinho moido e folhas secas de eucalipto, de preferencia moidas. Deixar cerca de um mes, agitando diariamente. Poderá então ser coado e diluido.
  • Maceração oleosa de cravinho, citronella e erva limeira - num frasco de vidro, colocar cravinhos moidos, folhas de citronella secas moidas e folhas de erva limeira secas e também moidas. Cobrir com óleo vegetal (girassol p. ex.). Pode ser deixado a macerar cerca de um mes, em lugar quente ou mesmo ao sol, ou pode ser colocado em banho maria cerca de uma hora, sempre em fogo muito lento. Atenção para não deixar ferver o óleo! Deixar arrefecer, coar bem e guardar o óleo. Pode ser usado num frasco pulverizador e assim aplica-se mais facilmente na pele!
  • Pot pourri de salva, alecrim e absinto - moer as folhas secas em igual quantidade. Usar como ambientador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário